sexta-feira, 22 de julho de 2011

Meu melhor amigo

Fiel companheiro
Mas que irmão
Ao teu lado não sinto insegurança
Arrimo do meu coração

Parceiro constante
nas dores e tristezas
Fortaleza a amparar
nos momentos de incertezas

Luz brilhante
a me acompanhar
Em toda minha trajetória
rezando,torcendo, comemorando
Todas as minhas vitórias

Mais que um amigo
Tu estás a ofertar
o teu tempo, o teu conhecimento
Para me agradar

Tu és lindo como o luar
És fabuloso como um simples olhar
Obrigada por sempre me apoiar!

                                                                                        
                                                            Layza N. Braga



Descrição física e psicológica de um parente:


Homem alto, forte, pensamentos antiquados, gestos rudes, coração amanteigado, pele morena, olhos azuis, palavras fortes, historias de vida. Muitas certezas, muitas convicções. Ânsia de conhecimento e muitas indagações, conversas no final da tarde, ordem sem explicações.

Descrição de cena

Eu sou um critico teatral e participo de uma cerimônia religiosa de um casamento. Por força da profissão, entretanto, não consigo ver o casamento com um ritual cerimonioso e sério, mais sim como um espetáculo teatral. Descrição de cena do casamento de acordo com esse ponto de vista:

Uma pequena colina, sobre ela uma antiga igreja, dentro dela uma expectativa palpitante, seu salão é enorme, muitos bancos se enfileiram nas laterais, fazendo surgir ao meio um caminho coberto por um tapete vermelho, no fundo da igreja á um palco onde se encontra um idoso com vestes longas, seu olhar bondoso tenta acalmar a jovem que está ao seu lado, moço bonito que não cansa de olhar para porta com seu sorriso de monalisa. Os bancos estão repletos de figurantes de todas as classes e cores a se olharem uns aos outros da cabeça aos pés. Derrepente de algum lugar do alto surge um som de uma musica triste: é a trilha sonora, o grande ato vai começar. Eis que na porta surge uma moça vestida de branco, a protagonista. Entra em cena de braços dados com alguém que não sei descrever porque como os de todos, os meus olhos só se dirigem á ela. Leve como uma pluma, com seus passos ritmados com a música, ela desliza sobre o tapete ao encontro do seu destino fatal, os figurantes choram e os olhos da jovem brilham, o casal se ajoelha e recebe a benção. Uma criança de bochechas vermelhas como maça entrega ao casal duas alianças que simboliza os laços dessa união, depois dessa troca vem o beijo como desfecho da cena.



Fábulas

1° fábula: recriação da fabula “O Sapo e o Boi”
2° fábula: Criação da fabula de acordo com a moral pedida.

A minhoquinha e a Cobra

Um belo dia, uma minhoquinha foi para escola, era seu primeiro dia. Quando chegou, ficou maravilhada com a sua professora que era uma cobra enorme e brilhosa. Todos os seus amigos estavam admirados e a minhoquinha queria também ganhar toda aquela admiração. Então ela pensou que deveria comer muito para atingir tal tamanho, seus amigos avisaram que era perigoso, mas ela estava determinada a atingir tal sucesso, então ela começou a comer, comer, comer, até que passou mal e morreu.

Moral da historia: não tente ser aquilo que você não é.

Gil e Pou
Era uma vez um leão chamado Gil, Gil era forte e valente e protegia toda a selva, só o seu rugido era escutado a quilômetros de distância, Gil tinha um filho chamado Pou. Pou estava super animado com a sua apresentação na escola, principalmente porque seu pai iria vê-lo. Todo feliz indo para escola, ele avistou um Gatinho em cima da árvore, então ele tentou resgatá-lo, mas não conseguiu, o gatinho pediu para chamar Gil, mas Pou não queria chamar seu pai, porque se não ele iria chegar atrasado na apresentação da sua peça. Então Pou seguiu a caminho da escola e deixou o pobre Gatinho no topo da árvore. Chegando á escola, ele avistou seu pai na platéia e se sentiu culpado por não avisar sobre o acontecido. Então ele foi até seu pai e lhe contou tudo. E Gil foi correndo socorrer o gatinho, chegando lá, Pou pediu desculpa por a principio, não querer contar ao pai o que havia acontecido. Gil ficou orgulhoso pelo filho ter se redimido.

Moral da história: Errar é humano, admitir o erro é divino.






sexta-feira, 29 de abril de 2011

Apresentação dos Livros.

Eu e Daiane apresentamos o livro Eclipse:
Resumo:

Um exército de vampiros “recém-nascidos” está à solta nas ruas de Seattle, uma cidade perto de Forks, e Edward está mais alerta que nunca. Enquanto os Cullen vêem este problema como uma desculpa para receberem uma visita dos Volturi, Bella preocupa-se mais em escolher a sua amizade com Jacob Black (permanecendo humana, mas entregue ao castigo dos Volturi por ser a única humana a saber sobre a existência de vampiros) ou o amor que sente por Edward (sendo transformada em vampira e não sendo castigada pelos Volturi) e originar uma batalha entre lobisomens e vampiros, pondo a sua nova familia e os seus antigos amigos em risco. Enquanto isso, Edward pede Bella em casamento, que aceita seu pedido. Bella descobre que Victoria é a criadora dos novos vampiros (ela quer se vingar de Edward por ter matado James, seu companheiro. Já que Edward o matou, ela pretende matar Bella) e uma batalha para proteger a adolescente começa. Bella se sente confusa com os novos sentimentos que surgem dentro de si, o amor de Jacob Black que vem a ser uma dúvida e o medo da pós-transformação. Os lobisomens aliam-se aos Cullen (que antes eram inimigos mortais) e Victoria é morta por Edward. Os Volturi aparecem mas eles confiam em que Carlisle vai transformar Bella em vampira.

Biografia da Autora:




Stephenie Meyer é uma escritora estadunidense, nascida em 24 de dezembro de 1973, na cidade de Hartford, Connecticut, autora da série de best-sellersCrepúsculo”. O livro, até o ano de 2008, já havia vendido mais de 42 milhões de exemplares em todo mundo, em 37 línguas. Chegou ao Brasil em 19 de dezembro de 2008. Meyer também escreveu a obra “The Lost”. Em Phoenix, estado do Arizona, estudou na escola Chaparral High School, se formou em inglês na Brigham Young University, em Utah, no ano de 1995.Criada em Phoenix, é casada e mãe de três filhos. Desenvolve estilo literário juvenil que, nos fins da década de 90, obteve grande aquecimento de público com a saga de Harry Poter e o Senhor do Anéis.É frequentadora da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Depois do livro “Crepúsculo”, recebeu um prêmio do NY Times e dois da Associação de Bibliotecas Americanas.Começou a escrever o “Crepúsculo” depois de um sonho que teve em 2 de junho de 2003, que descrevia uma paixão entre um vampiro e uma moça inocente. No dia seguinte, cuidou dos filhos e iniciou as anotações do sonho; o nome da protagonista, Isabella, seria dado a sua filha, mas Meyer só teve meninos.O sucesso lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company.

Alguns livros apresentados na sala em que eu fiz o resumo.
“Em busca de um sonho” (livro apresentado por Nadson)
Conta a história de Valci Carrasco e dos grandes e curiosos sonhos que ele teve, e sempre ele corria atrás desses sonhos para torná-los realidade, um dia ele sonhou em ser um grande autor, esse sonho ele conseguiu realizar, hoje em dia ele é um grande autor de novelas e séries conhecido internacionalmente.
“Fortaleza Digital” (livro apresentado por Camila)
 Quando o invencível computador da NSA (Agência de Segurança Nacional), programado para decifrar qualquer código, se depara com um novo e misterioso código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Aquilo que ela descobre faz tremer os corredores do poder. A NSA está sendo mantida como refém... não por armas ou bombas, mas por um código tão engenhosamente complexo que, se divulgado, irá causar grandes danos aos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Presa em uma teia de segredos e mentiras, Susan tenta de todas as formas salvar a organização na qual sempre acreditou. Sem ninguém em quem confiar, ela se descobre lutando não apenas por seu país, mas por sua própria vida, e no final, pela vida do homem que é sua grande paixão.
“Posso te dar meu coração” (livro apresentado por Lia)
Desde pequena Paty queria conquistar Alex. A historia começa na escola, Alex é muito levado, mais quando Paty viu Alex se apaixonou. Cinco anos de passou. A paty se sentia feia e gorda, e a amizade dela com a Irene fraquejou e ela ficou super amiga de Alex. Magali sua amiga disse para ela se declarar, mais o Alex só via a Paty como irmã. Em uma festa da cidade, a Daiane foi morar na cidade e ele se apaixonou por ela, só que a Daiane tinha um segredo que ninguém sabia. Daiane percebeu que Paty gostava dele e por isso não queria nada com Alex, o segredo de Daiane é que ela tinha um problema de coração. Alex sofreu um acidente com a moto que ele tinha ganhado no seu aniversário, e ficou em coma até desligarem seu aparelho, assim Alex doa o coração para Daiane a mesma se cura. Paty fica se sentindo culpada por nunca ter se declarado ao seu amor.
“O Guarani” (livro apresentado por Victoria)
Alvaro, que se apaixona por Isabel, se machuca na batalha contra os aimorés. Isabel, vendo o corpo do amado tenta se matar asfixiada junto com o corpo de Alvaro, quando o vê vivo tenta salva-lo, porém ele não permite e morrem juntos.
Durante o ataque, D. Antônio, ao perceber que não havia mais condições de resistir, incumbe Peri à salvar Cecília, após tê-lo batizado como cristão. Os dois partem, com Ceci adormecida e Peri vê, ao longe, a casa explodir. A Cecília só resta Peri.
Durante dias Peri e Cecília rumam para destino desconhecido e são surpreendidos por uma forte tempestade, que se transforma em dilúvio. Abrigados no topo de uma palmeira, Cecília espera a morte chegar, mas Peri conta uma lenda indígena segundo qual Tamandaré e sua esposa se salvaram de um dilúvio abrigando-se na copa de uma palmeira despendida da terra e alimentando-se de seus frutos. Ao término da enchente, Tamandaré e sua esposa descem e povoam a Terra.
“O que rola na escola” (Juliana e Tailane)
Conta a história de quatro amigos, Julia ganha mais amigos depois que vira representante de turma, eles foram fazer um trabalho de inglês e Julia descobre que Diego é um pichador, também conheceu o Alberto com quem ela se apaixonou. Ela começou a receber mensagens do Sergio Bóia que ela pensou que era o Alberto mais depois descobriu que era o Pedro Henrique.O Alberto queria que ela fizesse coisas que ela não queria.O pai de Alberto teve que ir morar em Manaus por questão de emprego e levou Alberto, com isso Alberto termina o namoro com Julia.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Meu poema “Vida, valiosa vida!” foi um dos vencedores do concurso de poemas da minha antiga escola no ano passado.

"Vida" palavra com poucas letras que expressa algo tão amplo,
O sentido de existir
O sentimento de uma mãe ao conceber seu filho
Um olhar atravessando a janela comtemplando o céu estrelado
A mais bela melodia
Ao som dos passarinhos
Um belo gesto vindo do seu amado.

Árvores são vidas!
Animais são vidas!
Por que desmatar? Por que destruir vidas?
Será que damos a vida sua devida importância?

As vezes gostaria de ter simplesmente a inocência de uma criança.
Que com um sorriso sincero, valoriza cada instante
Então me indaguei:
Será que realmente nós sabemos o verdadeiro sentido da vida?
Eu não sei...

Layza Nazareth Braga

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fase de descobertas


Na vida passamos por muitas fases. E hoje me enquadro na fase das descobertas onde as incertezas são inúmeras e os pensamentos mudam constantemente. A decisão sobre a minha carreira ainda não é definitiva, mas todas as opções estão direcionadas á área da educação.
Tenho como grande propósito de vida alcançar a estabilidade financeira.
Hoje, estou no primeiro degrau dessa longa escada que me levará ao meu sonho. Entrei para o curso Normal onde pretendo ampliar meus conhecimentos e desenvolver novas habilidades. Durante este tempo, quero me dedicar o máximo aos estudos, pois tenho a meta de passar no vestibular de uma universidade publica.
Tenciono conseguir um trabalho na área da educação para me manter na faculdade e adquirir novas experiências. Desejo cursar mais de uma faculdade, pois é muito bom conhecer novas coisas.
O caminho é longo e as dificuldades são imensas, mais com determinação, perseverança podemos alcançar todos os nossos sonhos.